Gestão 2016-2020

DIRETORIA DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DOS TÉCNICOS DE SEGURANÇA DO TRABALHO (ABRATEST)

A cidade de Santa Luzia, Minas Gerais, foi palco do 1o Congresso Nacional da Associação Brasileira dos Técnicos de Segurança do Trabalho (ABRATEST) que contou com a presença de autoridades políticas, empresas do setor, presidentes de associações, sindicatos de todo o país e de técnicos de segurança do trabalho de diversos estados do Brasil dentre estes: MG, PA, SE, MA, GO, PE, BA, RN, SP, RJ e ES. Durante o evento, que aconteceu entre os dias 19 e 21 de agosto de 2016, o público presente elegeu e deu posse a nova diretoria da Abratest. A chapa de número 01 “ABRATEST FORTE”, encabeçada pelo Técnico de Segurança do Trabalho, Cláudio Ferreira dos Santos, foi eleita por unanimidade e estará à frente da gestão da associação nos próximos quatro anos (2016/2020).

De acordo com o Presidente, Cláudio Santos, a Abratest deverá suprir as demandas existentes entre o técnico de segurança do trabalho e as instituições sindicais nos quesitos de formação política, social e de capacitação. Segundo Cláudio, a Abratest será uma entidade unida em prol dos benefícios da classe, formando e fortalecendo os TST e as ações dos sindicatos no âmbito nacional, além de assessorar também os profissionais nos campos judicial, civil, criminal, tributário, previdenciário e acadêmico. “Vamos realizar a ponte entre os técnicos de segurança do trabalho e as instituições sindicais. Um dos objetivos é conscientizar politicamente o profissional, desta forma teremos mais participações dos técnicos de segurança do trabalho em assembleias de discussões sobre piso salarial, por exemplo. Quanto maior for a presença da categoria em reuniões com pautas relevantes para o empregado, maior será a força que os sindicatos terão nas negociações, garantindo mais benefícios para os técnicos de segurança do trabalho”, explica.

Novos desafios da ABRATEST

Segundo o técnico de segurança do trabalho, fundador e ex-presidente da Federação Nacional dos Técnicos de Segurança do Trabalho (Fenatest), José Augusto Filho, também eleito como diretor de relações institucionais da Abratest, existe uma lacuna nas atividades exercidas pelos sindicatos e pela Fenatest em defesa da categoria. “É fundamental fortalecer a atuação da Abratest em todo território nacional para que a associação possa suprir as carências que as outras entidades não estão conseguindo prover, o que está contribuindo para a desvalorização da categoria”, afirma.

Para o diretor, as bandeiras levantadas pela associação são fundamentais para a sobrevivência da classe. “Estamos lindando com vários riscos que estão ameaçando a nossa profissão. Uma delas é a proposta de terceirização da mão de obra que já está em tramitação no Congresso Nacional. Se aprovado, a lei permitirá uma drástica redução no quadro de funcionários das empresas,
possibilitando a contratação por meio de agências de terceirização. Com isso, consequentemente, haverá uma redução do número de profissionais de segurança do trabalho, como o técnico de segurança e médico do trabalho, áreas que contratam determinado número de profissionais de acordo com a quantidade de colaboradores de cada empresa. Um dos desdobramentos será inevitavelmente uma elevada taxa de técnicos desempregados em um momento de instabilidade econômica nacional que o país está enfrentando”, explica.

Além de lutar pelos direitos e benefícios da categoria, a Abratest também pretende implementar eventos e ações de capacitação dos técnicos de segurança do trabalho em todo o país. Segundo o diretor eleito de formação e capacitação, Sergio Aras (BA), a previsão é fornecer cursos nas áreas de políticas de segurança no trabalho, auditoria, gestão e ética no trabalho. “A matéria prima de um técnico de segurança do trabalho é o ser humano e, por isso, é fundamental uma formação mais social para estar preparado para os desafios da profissão. Não se resolve a questão da segurança do trabalho apenas com técnicas e ações preventivas como o uso de equipamentos. É necessário conhecer o trabalhador e a cultura em que ele está inserido. Nosso objetivo é fornecer essa base para todos os profissionais”, declara.

Durante o encontro em Minas Gerais, o técnico de segurança do trabalho e presidente do Sintest de Sergipe, Sandro Azevedo, ressaltou a importância de fortalecer as ações da associação em prol da categoria. “A eleição da nova diretoria da Abratest foi necessária para unir os dirigentes de várias regiões do Brasil em busca do mesmo objetivo, fortalecer a categoria. Precisamos multiplicar as ações com muita transparência para a classe trabalhadora. Um dos pontos importantes é mostrar para os profissionais que eles estão representados não apenas em sua região, mas em todo o território nacional. Todos os dirigentes estão buscando novas formas de interagir e fornecer melhorias que podem ser aplicadas para os técnicos de segurança do trabalho”, declara.

Conheça a nova diretoria da ABRATEST

Conselho Executivo

Presidente: Cláudio Ferreira dos Santos Vice Presidente: Clever Pereira Santiago Secretário Geral: Luís Carlos Bispo Tesoureiro: Leda Ferreira dos Santos 2o Tesoureiro: Geraldo Maurílio dos Santos 1o Secretário: Adelso de Almeida Nogueira 2o Secretário: Thiago Junio da Silva

Diretoria Social: Rivina Cabral de Melo – MG
Diretoria de Relações Internacionais: Edna Ribeiro França – MG
Diretoria de Fortalecimento e ampliação de Base: Luciana Alves – BA
Diretoria de Comunicação Integrada: Sandro de Menezes Azevedo – SE
Diretoria de Formação e Capacitação: Antônio Sergio Aras de Almeida – BA
Diretoria de Relações Institucionais: José Augusto da Silva Filho – SP
Diretoria Jurídica: Cláudio Fernando da Silva – MG

Conselho Fiscal

Titulares:

Luiz Guilherme Correia Bispo
Gilmar Antônio dos Santos Pereira
Sarley Freitas Dias

Suplentes:

Marcelo José Batista
Daniel Lourenço Martins
Mario Cerqueira de Carvalho

Representação no Estado da Bahia (BA) – Wanderlândia dos Santos Cerqueira Santana;
Representação no Estado de Goiânia (GO) – Valdecí Meireles do Carmo
Representação no Estado do Rio Grande do Norte (RN) – Walmir Pedro da Silva;
Representação no Estado do Maranhão (MA) – Hildemar de Jesus Nina
Representação no Estado do Pará (PA) – Jorge Antônio Teles;
Representação no Estado do Mato Grosso (MT) – Antônio Santana Corrêa;
Representação no Estado de Pernambuco (PE) – Paulo Sebastião Pessoa

img-20160821-wa0051

img-20160821-wa0055