Informativos

A proposta do Governo em reduzir o conteúdo das NRs em 90% sem perder a eficácia

A proposta desta análise de conjuntura é desvendar os atores e os discursos de disputas e de interesses próprios e ideológicos, tanto nas políticas científicas em SST, como nos aspectos legais e técnicos. Resta-nos entender, portanto, quem seriam estes atores, objetivos e quais são os discursos atrelados, e que prestigiam esses sujeitos em suas dinâmicas políticas, que se articulam visando os benefícios para as questões mercadológicas, propondo ao governo restringir a regulação das normas regulamentadoras brasileira.

Diante desta crise toda que se instalou no Brasil após as declarações da Secretaria Especial de Previdência e do Trabalho e de demais Secretarias que compõem o Governo no Ministério da Economia, dentro de suas novas políticas e diretrizes para a modernização das relações de trabalho, foi e está sendo impactante para todos que trabalham ou estejam envolvidos nesta área de SST, deixando todos atentos e preocupados.

Na verdade, seriam 90% sobre os procedimentos de fiscalização e auditorias, com eliminação de subitens do Ementário. Não foi, portanto, apresentada esta correção, sendo assim, a comunicação falhou junto da sociedade prevencionista.

Download

A NOVA SEGURANÇA E SAÚDE DO TRABALHO - EVENTO SP

Organizado pela Associação Brasileira dos Técnicos de Segurança do Trabalho (ABRATEST) e pela Agência Brasil de Segurança (ABS), com apoio e participação de 69 Entidades nacionais e estaduais ligadas à Segurança e Saúde no Trabalho (SST), aconteceu no dia 13 de junho de 2019, o Debate Nacional: A Nova Segurança e Saúde do Trabalho.

O evento inicialmente estava programado para o Auditório do Sindpd - Sindicato dos Trabalhadores em Processamento de Dados e Tecnologia da Informação do Estado de São Paulo, sito à Av. Angélica, 35 - Santa Cecília - São Paulo - SP, mas em questão de minutos foi preenchido pelos participantes e em seguida os próximos começaram a ficar em pé, de tal forma que a organização do evento fechou o acesso ao edifício e em poucos minutos havia uma multidão externa tentando participar maior que o público que já estava dentro do edifício. A solução foi transferir o evento depois da terceira palestra, para a Igreja Quadrangular próximo ao local, onde o evento teve continuidade com mais de 450 profissionais presentes, mesmo tendo mais de 200 que desistiram e não esperaram pela solução.

Dez dias antes do evento ele já havia atingido mais de 1.100 inscrições, o que levou a pedir uma nova confirmação para que fossem limitados os acessos, mesmo assim muitos foram ao local.

Download